A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Saerp (Secretaria de Água e Esgoto) intensificou as ações de combate a fraudes e desperdício de água na cidade. Entre sábado (29) e segunda-feira (1º), equipes de fiscalização identificaram irregularidades graves em áreas nobres da zona Sul.
Na segunda-feira, durante uma vistoria de rotina, agentes localizaram uma ligação clandestina em uma obra de grande porte na área comercial de um condomínio. A construção, com cerca de 600 m², estava consumindo água diretamente da rede pública, sem qualquer tipo de medição. Como penalidade, foi aplicada multa equivalente a 100 vezes a tarifa comercial vigente, totalizando R$ 8.140,00. Além da autuação, o responsável será cobrado pelo consumo retroativo não registrado.
No sábado anterior, uma denúncia anônima levou a fiscalização a duas residências de alto padrão no bairro City Ribeirão, onde foi constatado o uso de “super ímãs” instalados nos hidrômetros para impedir o registro real do consumo.
A Saerp alerta que a manipulação da rede de abastecimento e dos medidores, além de configurar infração, compromete a prestação do serviço e afeta diretamente a população.
“Fraudes e ligações clandestinas prejudicam a todos. Elas não só causam prejuízos financeiros, como podem deixar sem água os vizinhos que pagam corretamente. Por isso fazemos um alerta: não cometa irregularidades. A fiscalização está intensificada e os infratores serão punidos dentro do rigor da lei”, afirmou o secretário da Saerp, José Rui Bonatto.
A Saerp reforça a importância da colaboração da população. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 115 0 115.
