O deputado federal Ricardo Salles (Novo) desistiu na manhã desta segunda-feira da disputa por uma das vagas ao Senado por São Paulo e anunciou o apoio às candidaturas de Guilherme Derrite (PP) e André do Prado (PL).
A decisão do ex-ministro do Meio Ambiente do governo de Jair Bolsonaro foi anunciada reunião de campanha com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato à reeleição em São Paulo. Estavam presentes no encontro também Derrite e André do Prado. O Novo já apoiava a candidatura de Tarcísio no Estado.
"Nós estamos em um momento muito difícil para o país, um risco enorme de nós continuarmos nesse projeto extremamente equivocado que está nos levando para o buraco. Aqui em São Paulo, graças à liderança do governador Tarcísio, nós estamos relativamente confortáveis com uma grande possibilidade, creio eu, de vencermos no primeiro turno”, disse Salles.
"O momento é tão grave que diferenças, opiniões diferentes, têm que ser deixadas de lado. Portanto, questões pessoais, opiniões diferentes, enfim, tudo isso fica menor diante de um objetivo maior", disse o ex-candidato ao Senado.
A desistência deve fortalecer as duas candidaturas da direita contra aliadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as ex-ministras Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB), que apareciam na liderança numericamente nos últimos levantamentos.
A última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira passada (24), aponta que Salles ocupava o quinto lugar, com 4% das intenções de voto. A corrida às duas vagas pelo Estado tinha empate técnico entre os quatro primeiros colocados: Marina registrava 15%, Tebet (PSB) somava 14%, enquanto Derrite e André do Prado tinham 12%.
Tarcísio elogiou a renúncia de Salles para fortalecer nomes da direita pelas vagas ao Senado nacional. "Muitas vezes a gente vê pessoas lutando por posições, lutando por cargos, lutando por destaque. Quando isso não ocorre, quando uma pessoa resolve abrir mão de uma posição, a gente tem que enaltecer. E hoje a gente tem o Ricardo Salles, que tinha toda a legitimidade para continuar na sua caminhada, dando um passo ao lado para nos ajudar, para somar”, declarou o candidato à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes.
Tarcísio disse ainda que o gesto pode servir de exemplo fora do estado. “São Paulo sai na frente desse grande movimento de união da direita. A demonstração que São Paulo dá é uma demonstração importante para todo o Brasil e a gente espera até ver movimentos parecidos em outros estados também”.