Ribeirão Preto dá início nesta terça-feira (9) à aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em todas as 39 salas de vacina da rede municipal. O município recebeu 2.005 doses enviadas pelo Ministério da Saúde, e novos lotes serão encaminhados ao longo das próximas semanas.
O imunizante é indicado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A estratégia faz com que os anticorpos produzidos pela mãe sejam transferidos para o bebê, garantindo proteção nos primeiros meses de vida, período considerado crítico para quadros graves provocados pelo vírus.
Responsável por episódios frequentes de bronquiolite e pneumonia em lactentes, o VSR é apontado como a principal causa de hospitalizações respiratórias em bebês no país, sobretudo durante o outono e o inverno. A oferta da vacina no SUS é considerada um importante marco por pediatras, já que, até recentemente, a proteção estava restrita ao setor privado.
“A inclusão desta vacina na rotina de pré-natal representa avanço na prevenção de internações pediátricas, historicamente altas em períodos de maior circulação viral”, afirmou Luzia Márcia Romanholi Passos, subsecretária de Vigilância em Saúde.
Com a medida, gestantes que fazem acompanhamento pré-natal nas unidades básicas poderão receber a vacina sem necessidade de agendamento, desde que dentro da faixa recomendada. A orientação é que procurem a sala de vacinação mais próxima e apresentem documento de identificação e carteira de vacinação, se houver.