Um instrutor de jiu jitsu brasileiro foi preso nos Estados Unidos pela polícia de imigração do país, conhecida como ICE. Segundo a academia em que ele trabalhava, na Filadélfia, Thiago Brito vive no país há mais de 10 anos e foi detido quando se deslocava para o estado da Flórida para acompanhar alunos em uma competição.
A academia Tri State Kickboxing and MMA abriu uma página de arrecadação e pediu ajuda nas redes sociais para pagar advogados e custos processuais, além de cobrir a perda de renda de Thiago durante o período de detenção. Até a tarde desta terça-feira (4), já tinham sido arrecadados US$ 28,8 mil, cerca de R$ 148 mil).
Thiago foi levado inicialmente para o Centro Federal de Detenção da Filadélfia e, depois, transferido para o Moshannon Valley Processing Center, um centro de detenção para imigrantes localizado em Philipsburg, na Pensilvânia. A reportagem entrou em contato com o Itamaraty, mas ainda não houve resposta.
Na página de arrecadação, amigos de Thiago informaram que visitaram o brasileiro e que a defesa trabalha na preparação do caso para uma audiência de fiança. A comunidade foi solicitada a enviar declarações de caráter e impacto para apoiar o processo jurídico. A academia postou cartas de alunos de Thiago que foram enviadas.
A mãe de um desses alunos postou um vídeo nas redes sociais pedindo ajuda para Thiago. Rhianon Kearns chega a afirmar que ele é mais próximo de sua família do que muitos parentes, convivendo com seus quatro filhos de cinco a seis dias da semana. “Ele fez mais pela comunidade do que muitos que nasceram aqui”, afirmou ela.