A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, abriu o cadastro anual de artesãos interessados em participar da programação oficial de eventos culturais promovidos pelo município ao longo de 2026. A iniciativa busca estruturar, com antecedência e transparência, a seleção de expositores para feiras, festivais e demais ações realizadas pelo Poder Público.
O cadastramento tem como objetivo mapear, organizar e fortalecer a participação de artesãos locais nas atividades culturais da cidade. O preenchimento do formulário, no entanto, não garante participação automática nos eventos, uma vez que cada programação poderá adotar critérios específicos de seleção, de acordo com sua proposta, temática e características.
Podem se inscrever profissionais de diferentes segmentos do artesanato, como moda, cerâmica, papelaria, decoração, gastronomia artesanal, entre outros. A proposta é valorizar a diversidade de técnicas, trajetórias e identidades que compõem a produção artesanal de Ribeirão Preto.
“Os artesãos têm um papel fundamental na cultura da nossa cidade. Cada trabalho carrega histórias, saberes, tradições e muito afeto. Valorizar o artesanato é fortalecer a identidade cultural ancestral de Ribeirão Preto e reconhecer a importância desse fazer para a nossa economia criativa”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Eugênia Biffi.
A iniciativa reafirma o compromisso da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo com a valorização do artesanato como expressão cultural, instrumento de geração de renda e eixo estratégico da economia criativa, ampliando oportunidades e promovendo maior inclusão aos trabalhadores do setor.
Serviço
Cadastro de Artesãos para participação em eventos da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em 2026
Acesse: https://forms.gle/ZinactaPoZnj2VDe