106.7 FM - A Sertaneja de Verdade! | Ribeirão Preto/SP
Pilates se populariza e já é a segunda atividade física mais praticada do Brasil
Reprodução

Quem acha que pilates é leve, um alongamento sem muita cobrança física, está por fora.

O pilates contemporâneo combina os aparelhos com pesos e elásticos, oferecendo definição muscular, equilíbrio e postura. E até atletas profissionais já fazem - são os casos de astros do esporte, como Mohamed Salah, Cristiano Ronaldo e Lebron James, por exemplo.

“O pilates original não tem carga, ele tem só a resistência da mola. Então, o contemporâneo permite que você coloque carga, que você aumente o rendimento da musculatura”, explica a professora de pilates Alessandra Almeida. “Partido do princípio que o pilates tem os princípios do pilates – centralização, controle, precisão, respiração – você consegue elaborar o pilates em qualquer lugar.”

O método foi criado nos anos 1920 pelo fisiculturista alemão Joseph Pilates. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele trabalhou em um hospital, onde teve a ideia de fixar molas nas camas para estimular os pacientes a fazer alguma movimentação física. Cem anos depois, a técnica se espalhou e ganhou adeptos pelo mundo.

A atividade vem crescendo aqui no Brasil. Uma plataforma de treinos em que o aluno paga um valor fixo para fazer diferentes modalidades mostrou um aumento de 277% nas aulas de pilates entre 2019 e 2024. Já é o segundo exercício mais popular da plataforma, ficando atrás apenas da musculação.

A analista de informação Sandra Regina Sanchez pratica pilates há 11 anos. Começou por conta da dor nas costas, mas os resultados foram além.

“Peguei toda a musculatura, afinou minha cintura. Eu tenho uma marquinha aqui que eu não tinha. Meu corpo mudou totalmente a partir do glúteo. Eu senti que ficou melhor, o corpo inteirinho”, relata.

Para ó aposentado Gilson Menezes, que joga tênis, o pilates foi a solução para prevenir lesões.

“Toda aula é um desafio”, diz. “Você faz uma aula, depois repete aquele exercício e já está mais fácil, mas já vem outro exercício e é outro desafio. Já fica aquela dorzinha diferente no dia seguinte – mas é uma dor superlegal, que em um dia já passa.”

Para quem se empolgou, a técnica é totalmente adaptável e não tem restrição de idade. Os resultados começam a aparecer em três meses.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Noite 106FM com Alexandre Tardivo
Gustavo Mioto - Pro Nosso Bem
Carregando... - Carregando...