É do Brasil! O filme "O Agente Secreto" venceu a categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Globo de Ouro e atingiu uma conquista histórica no cinema nacional neste domingo (11). A obra de Kléber Mendonça Filho, estrelada por Wagner Moura, desbancou filmes como "Valor Sentimental" e "Foi Apenas um Acidente".
"O Agente Secreto" é considerado o primeiro filme brasileiro a vencer a estatueta do Globo de Ouro na categoria. O feito faz com que as expectativas para uma indicação ao Oscar fiquem ainda mais fortes.
Com a vitória, o cinema brasileiro chega mais próximo ao segundo Oscar. O filme se tornou o principal representante brasileiro na disputa, com três indicações: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura.
Quais filmes "O Agente Secreto" venceu?
- Foi Apenas um Acidente (França)
- Eojjeolsugaeopda - No Other Choice (Coréia do Sul)
- O Agente Secreto (Brasil) - vencedor
- Valor Sentimental (Noruega)
- SIRĀT (Espanha)
Sobre o que é "O Agente Secreto"?
Protagonizado por Wagner Moura, o filme se passa em Recife no ano de 1977, durante a Ditadura Militar. Marcelo, personagem de Moura, é um especialista em tecnologia que volta para sua cidade natal para tentar fazer as pazes com seu passado sombrio.
Mas esse retorno reabre cicatrizes dolorosas que se unem a um cenário de profunda repressão e autoritarismo. Logo, fica claro que Marcelo não está só buscando o passado, mas fugindo de alguém. O filme é descrito como um suspense.
O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas.
Vale lembrar que “O Agente Secreto” não é baseado em fatos reais. Embora utilize referências verossímeis da cultura, da história do Brasil e de lendas urbanas conhecidas, o longa é inteiramente ficcional. A trama é criada dentro do ambiente histórico do regime militar, mas não retrata acontecimentos ou personagens reais.