
O baixista Mingau, do grupo Ultraje a Rigor, começou um novo tratamento contra sequelas neurológicas deixadas pelo tiro na cabeça que o atingiu em setembro de 2023. Para a Band, a assessoria do grupo informou que o artista agora passa por uma terapia de neuromodulação não invasiva.
Mingau se trata em uma clínica focada em distúrbios de movimento, como Parkinson e Alzheimer, além de tratar sequelas de problemas neurológicos. O local já foi frequentado por Marcus Menna, ex-vocalista da banda LS Jack, que sofreu danos ao cérebro após ter um choque anafilático durante uma lipoaspiração, em 2004.
No caso de Mingau, o tratamento estimula o cérebro a criar novas redes neurais ou maximiza o funcionamento das estruturas danificadas. Desde que foi baleado, Mingau passa por tratamentos para se reabilitar e diminuir as sequelas do tiro.
O que é terapia de neuromodulação não invasiva?
A terapia de neuromodulação é um conjunto de técnicas que não precisam de cirurgia ou implantes, dando maior conforto ao paciente. Ela pode ser realizada por meio magnético, elétrico ou fontes de estimulação, como laser ou ultrassom.
No caso de Mingau, ele pode fazer ou a terapia transcraniana repetitiva (rTMS) ou por corrente contínua (tDCS). Dentre as vantagens listadas em estudos sobre o assunto, estão a baixa taxa de complicações, redução da dor, melhora cognitiva e aumenta a facilidade em recuperar movimentos.
Relembre o caso
Mingau foi baleado na cabeça por criminosos na região da Ilha das Cobras, em Paraty, no Rio de Janeiro, em setembro de 2023. Os bandidos teriam confundido o carro de Mingau com o da polícia e alvejado o veículo por engano.
A Delegacia de Paraty aponta que a região onde o músico foi baleado é um ponto de venda de drogas conhecido. Em depoimento, um amigo de Mingau afirmou que o músico e ele foram comprar drogas antes dos tiros ocorrerem.
Um ano após ser baleado, Mingau recebeu alta hospitalar. Em nota compartilhada nas redes sociais, a família do músico agradeceu o apoio e carinho recebido. “O Mingau agora entra em uma nova etapa de reabilitação. A família do baixista agradece todo o apoio e carinho recebidos. Conforme os resultados aparecerem, colocamos amigos e fãs a par”, disse.
Em dezembro de 2024, ele chegou a ser internado após um quadro convulsivo. Ele recebeu alta dias depois. Agora, Mingau passa por reabilitação.