106.7 FM - A Sertaneja de Verdade! | Ribeirão Preto/SP
Inverno termina com 40ºC no RJ, e primavera inicia com frio e chuva no Sul
Tânia Rêgo/Agência Brasil

As temperaturas começam a subir, a partir desta quinta-feira (18), em grande parte do país, marcadas pela sexta onda de calor que atinge o Brasil em 2025, com destaque para a máxima de 42ºC prevista para a cidade do Rio de Janeiro, exatamente no primeiro dia da primavera, 22 de setembro. Na maior cidade do país, São Paulo, o pico deve ser de 35ºC, no dia 21. Essas previsões são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), compiladas pelo Band.com.br.

Esse intervalo, entre hoje e 21 de setembro, representam os últimos dias do inverno, considerado um dos mais rigorosos dos últimos 30 anos, pelo menos em São Paulo. Já a primavera chega ao Hemisfério Sul, a partir do dia 22, quando os termômetros também estarão em alta em várias capitais.

Além da máxima prevista de 42ºC, no Rio de Janeiro, segundo o Inmet, entre hoje e 21, o pico das temperaturas pode variar de 30ºC a 35ºC. Em São Paulo, de 26ºC a 35ºC.

Outra região que sofrerá com as altas temperaturas é o Nordeste, onde, tradicionalmente, há pouca umidade e incidência de chuva nesta época do ano. Em Teresina, as máximas não ficam abaixo dos 37ºC, nos próximos dias, enquanto São Luís atinge o pico de 35ºC. Já Salvador terá uma média mais amena, com variações que não passam dos 30ºC.

Calor nas capitais

Esta onda de calor eleva as temperaturas em até 5ºC em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste. As capitais do Sudeste, no entanto, estão fora desse cenário, apesar das altas temperaturas, conforme explicou ao Band.com.br Vitor Takao, meteorologista da Climatempo.

“Todas as capitais do Sudeste terão picos de calor [e não passarão por onda de calor] ao longo do período [de hoje a 22 de setembro]. Para determinar uma onda de calor, a gente precisa ter pelo menos cinco dias de temperaturas com pelo menos 5ºC acima do que é esperado para essa época do ano", disse Takao.

Abaixo, veja a lista com os dias em que algumas capitais terão as maiores temperaturas até o início da primavera!

  • Rio de Janeiro (22/09): 42ºC
  • São Paulo (21/09): 35ºC
  • Belo Horizonte (22/09): 34ºC
  • Brasília (21 e 22/09): 32ºC
  • Cuiabá (20/09): 38ºC
  • Manaus (21/09): 37ºC
  • Belém (22/09): 37ºC
  • Teresina (22/09): 38ºC
  • São Luís (18 e 22/09): 35ºC
  • Fortaleza (22/09): 31ºC
  • Curitiba (20/09): 31ºC

O que é onda de calor?

Especialistas classificam ondas de calor como eventos climáticos marcados por temperaturas altas que superam os níveis esperados para uma determinada região e época do ano. Esses períodos de máximas anormais podem durar dias ou semanas.

Segundo o Ministério da Saúde, essas ondas de calor são, particularmente, perigosas, principalmente em áreas urbanas, devido ao efeito das chamadas "ilhas de calor", onde a concentração de edifícios, concreto e asfalto retém mais calor. Isso faz com que as temperaturas se elevem ainda mais.

Frente fria no Sul

Apesar do calor intenso até o fim do inverno, o tempo pode fechar em outras regiões do país, devido a uma frente fria que levará temporais para algumas áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até Norte. Segundo o Inmet, a mudança no tempo ocorrerá entre sábado (20) e quarta-feira (24).

“Essa frente fria, que deve avançar com intensidade forte, deve, além de ocasionar a formação de grandes áreas de instabilidades [chuva prevista na próxima semana], quebrar esse padrão de temperaturas bastante elevadas. Então, essa frente fria põe um fim na onda de calor, na medida em que ela põe um fim no inverno”, explicou o meteorologista.

Risco de geada

Ainda conforme os dados do Inmet, após a chuva nas regiões afetadas pela frente fria, uma massa de ar frio e seco provocará o declínio acentuado das temperaturas. Inclusive, o fenômeno deve causar geada no Sul e friagem no Norte.

Nos próximos dias, em porto Alegre, os termômetros devem atingir mínima de 13ºC e máxima de 27ºC. No primeiro dia da primavera, a temperatura não passa dos 19ºC na capital gaúcha. Em Curitiba, o dia 20 será o mais quente, com máxima de 31ºC, mas com mínima de 15ºC.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
As Clássicas do Sertanejo com Alexandre Tardivo
A Sertaneja de Verdade - Ouça nossa programação
Carregando... - Carregando...