O governo brasileiro retomou as investigações do processo antidumping contra a importação de leite em pó do Uruguai e da Argentina. A retomada é uma vitória para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que protocolou a petição e alegou que essas importações irregulares estão levando os pecuaristas brasileiros à falência.
A crise do setor leiteiro
Custo x Venda: Um produtor relatou gastar em torno de R$ 2,20 para produzir um litro de leite e receber apenas R$ 2,50 na venda.
A prática de dumping
A investigação da CNA comprovou que o preço do leite em pó da Argentina e do Uruguai chega ao Brasil pela metade do preço praticado lá, configurando uma competição desleal e inaceitável.
Definição: Dumping é a prática de vender produtos no mercado estrangeiro por um preço abaixo do custo de produção do país que está vendendo.
Retomada do processo
O processo havia sido travado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), em uma decisão preliminar que considerou o leite em pó não similar ao leite in natura, o que invalidaria a aplicação da lei de concorrência desleal.
Nesta terça-feira, em uma reunião com a participação do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, do ministro do Desenvolvimento Agrário, parlamentares e representantes do setor leiteiro, foi aprovada a continuidade do processo de investigação.
Próximos passos
A investigação antidumping deve ser concluída somente em meados do próximo ano. Por isso, o setor encaminhou um pedido para a aplicação de medidas provisórias, como taxas temporárias, para proteger os produtores nacionais de forma imediata.
Além do antidumping, o setor busca a criação de medidas estruturantes para lidar com os vários fatores que interferem na vida e na eficiência de mais de 1 milhão de produtores de leite no Brasil.