A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) marcou para a próxima quinta-feira depoimentos cruciais de figuras do setor financeiro. Entre os convocados está Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. Além dele, Luiz Félix Cardamone, ex-presidente do Banco BMG, também deverá ser ouvido na mesma data pela comissão.
Ambos possuem o dever legal de comparecer ao colegiado. O objetivo da convocação é a prestação de esclarecimentos sobre suspeitas de fraudes sistemáticas na oferta e concessão de crédito consignado direcionado a aposentados e pensionistas.
A investigação foca em como essas operações eram estruturadas e se houve negligência ou participação direta das instituições em descontos indevidos e abordagens irregulares a esse público vulnerável.
Foco na proteção do crédito ao aposentado
A oitiva de Vorcaro e Cardamone é considerada um passo fundamental para que os parlamentares compreendam o fluxo financeiro e os processos de auditoria interna das instituições citadas. A CPMI apura se houve facilitação de acesso a dados sigilosos de beneficiários do INSS para a venda agressiva de produtos bancários, muitas vezes sem o consentimento ou entendimento total do contratante.
A apuração sobre as fraudes no crédito consignado tem ganhado força diante do aumento de reclamações de idosos que identificam retenções em seus benefícios por empréstimos que afirmam não ter solicitado.