106.7 FM - A Sertaneja de Verdade! | Ribeirão Preto/SP
CNH sem baliza: especialistas alertam para impactos no ensino de motoristas
Reprodução/Prefeitura Municipal de Capão Bonito

Detran de São Paulo anunciou, na última semana, mudanças no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que retira a obrigatoriedade de baliza na prova. A nova regra já está em vigor e faz parte da atualização das normas do exame prático de direção veicular, publicada no fim do ano passado.

Segundo o órgão, a medida representa um avanço no processo de avaliação dos candidatos e busca tornar o exame mais simples. A mudança, no entanto, divide opiniões entre instrutores e especialistas em trânsito.

Além de São Paulo, outros estados também adotaram a medida até a data desta matéria. São eles:

  • Amazonas
  • Alagoas
  • Pará
  • Goiás
  • Paraná
  • Espírito Santo
  • Mato Grosso do Sul
  • Rio de Janeiro

CNH sem baliza, na prática

Instrutor de autoescola há mais de 20 anos, Carlos Rufato avalia a mudança como negativa para a formação dos futuros motoristas. Segundo ele, a baliza é uma etapa fundamental do aprendizado.

“A baliza ajuda o aluno a ter mais controle do carro, principalmente dos pedais, já que é uma manobra feita em baixa velocidade. Sem essa exigência no exame, muitos podem deixar de treinar essa habilidade”, afirma.

Para Rufato, a retirada da baliza do exame pode resultar em condutores menos preparados para situações do dia a dia. 

“A autoescola oferece uma base. Depois, o motorista vai aprimorar no trânsito real. Sem a baliza, essa base fica incompleta”, dizem especialistas sobre saída da baliza na CNH.

Avaliação do especialista

CNH (Reprodução)

Além do instrutor, Luiz Vicente Figueira de Mello, pesquisador e professor de Engenharia de Transportes da Unicamp, em entrevista à Band, apresentou os pontos positivos da não obrigatoriedade da baliza, mas também demonstrou preocupação com a nova regra.

“Essa mudança exige muita cautela. Essa desburocratização é sempre positiva, mas, flexibilizando o treinamento da maneira que está sendo feito, você deveria exigir muito mais a questão da avaliação teórica e prática. Portanto, a tendência da mudança é preocupante”, explicou Luiz.

Em seguida, o especialista detalha o quão importante é a baliza no processo de aprendizado do aluno dentro do veículo.

”A baliza tem um ponto importante, que é a questão relacionada ao perímetro ou espaço. É entender o veículo e imaginar os pontos de referência. Por isso que o treinamento da baliza é tão importante. Esse é o ponto fundamental para que ela não deixasse de existir”, completa o professor.

Relatos de Reprovação

A baliza era um dos pontos da prova que mais gerava nervosismo em quem estava em processo de obtenção da CNH. São várias histórias de pessoas que reprovaram no exame prático da CNH, por conta da manobra. E o que elas pensam agora com a mudança?

A estudante Vitória Tobinaga, conta como foi a sua experiência de reprovação pela baliza no exame prático. 

“O que me dificultou foi a altura dos cones, porque eles eram muito mais baixos do que os usados durante as aulas. Então, eu não conseguia ver direito atrás e não tinha noção da distância. Por conta disso, na hora de sair, eu acabei batendo no cone da frente”, contou.

Apesar da reprovação, Vitória declara que aprendeu pontos com a baliza, que não conseguia entender durante outros processos das aulas. Entre eles estão: limitação de faixa, distância da guia e deixar o carro reto.

Além de Vitória, a estudante de Jornalismo, Beatriz Gomes Teodozio relata como se sentiu ao ser reprovada pela baliza e que chegou a pensar em desistir da CNH.

"Eu me senti muito burra, porque eu tinha acertado todas as vezes durante as aulas. Aí eu fiquei muito brava, pensei em desistir de tirar a CNH, mas o meu pai não deixou", detalhou Beatriz.

Apesar de compartilharem da mesma história, as duas estudantes divergem na opinião sobre a nova regra.

Para Vitória, ela pensa que é um erro a baliza ser retirada do exame prático, e ainda completa: “Acho sem sentido não ter baliza, porque é algo fundamental tanto para você aprender, quanto para ser testado na hora”, opinou.

Enquanto para Beatriz, a nova medida facilita a vida do aluno, mas ele ainda deve aprender durante as aulas. Ela ainda conclui: “Acho que é uma ótima solução, porque é onde as pessoas mais erram por puro nervosismo mesmo”.

Como é o processo da CNH no resto do mundo?

Segundo o especialista Luiz Vicente, nos países da União Europeia, em 2025, houve uma redução na idade mínima para obter a habilitação, de 18 para 17 anos.

Além dessa medida, também foi exigido que todas as pessoas, nos primeiros 2 anos de carteira de habilitação, tivessem o acompanhamento de uma pessoa responsável no veículo. 

Isso foi feito, primeiramente, na Alemanha e teve um ganho excepcional na redução de acidentes no trânsito. Agora, está sendo implementada em toda a União Europeia.

Outros países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido, priorizam a autonomia do candidato e não a carga horária fixa. Segundo o Ministério dos Transportes brasileiro, todas as mudanças realizadas no processo da CNH ajudam o Brasil a se aproximar de modelos como esses países.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Tarde Sertaneja 106FM com Dudu
A Sertaneja de Verdade - Ouça nossa programação
Carregando... - Carregando...