106.7 FM - A Sertaneja de Verdade! | Ribeirão Preto/SP
Cartas do PCC: investigação revela ordens vindas de dentro de presídio para as ruas

Você vai entender a partir de agora como lideranças do PCC conseguem enviar ordens do tráfico de drogas de dentro do presídio. O documento exclusivo que o Brasil Urgente teve acesso é do Grupo que combate o Crime Organizado, do Ministério Público de São Paulo, e revela que um traficante que está na P2 de Presidente Venceslau, uma penitenciária de segurança máxima do Estado, consegue com tranquilidade saber como estão os negócios fora da cadeia e controlar remessas de drogas, além de exigir que seja informado de toda a movimentação financeira dos comparsas.

A P2 de Venceslau é tratada pelo Governo de São Paulo como uma referência em um regime diferenciado de Segurança Máxima tanto que já recebeu Marco Williams Herbas Camacho, o Marcola, e André de Oliveira Macedo, o André do Rap. A partir de uma denúncia anônima a Polícia Militar interceptou duas mulheres que tinham acabado de sair do presídio.

Com elas, A PM descobriu informações do PCC. As duas confirmaram que foram visitar dois criminosos sendo um deles Rodrigo Felício, conhecido como Tiquinho. Para o MP, ele é um líder do PCC na região de Campinas e responsável por biqueiras em cidades no entorno, principalmente em Limeira. No carro delas, cartas escritas a mão por Tiquinho.

O envio da carta pelo traficante era para chegar em um outro comparsa, conhecido como Gordo, que também já esteve preso na P2 de Venceslau e hoje recebeu o benefício de responder por tráfico em liberdade condicional. Acompanhe agora as cartas que saíram de dentro do presídio de segurança máxima de São Paulo.

Tiquinho escreve: "Gordo, saudações amigo. Informo que recebi 2 telegramas seus na sexta-feira. Algumas considerações e ponderações para alinharmos cada vez mais nossa interação. Amigo, preciso que você sempre me deixe a par sobre o dinheiro. Eu preciso saber. Quanto já recebeu? Eu preciso saber quanto você já enviou para o fornecedor nesse trabalho que vai chegar? Enfim, meu amigo, eu preciso que você me deixe sempre atualizado. Ok. Também preciso saber quanto mandou pra fazer esse trabalho do 'bob'?" Bob, para o Ministério Público, é um apelido para se referir a maconha.

Segundo a própria Secretaria da Administração Penitenciária, a P2 de Presidente Venceslau é de segurança máxima e conta com bloqueadores de sinal de celular, escâneres corporais, detectores de metais e aparelho de raio-x.

Além disso, são realizadas revistas diárias em todas as dependências das unidades pelos policiais penais. E é uma das pouquíssimas no Estado inteiro que tem menos da metade de presos que cabe no presídio. Hoje, são pouco mais 500 detentos para uma capacidade superior a 1200. Com todo esse forte esquema de segurança como cartas como estas daqui saíram do presídio com ordens diretas do líder da maior facção do país?

Em outro período, Tiquinho é mais firme com o parceiro chamado de "Gordo". "Tiquinho comenta que está com R$ 73 mil a menos na sua conta, "sem trabalhar", "sem ter saído do zero", isto é, sem ter negociado droga nenhuma nesse período. Mesmo que confie plenamente em Gordo, ele precisa estar ciente e receber os dados do controle do dinheiro."

A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo foi questionada pelo Brasil Urgente sobre a facilidade em que o líder do PCC consegue enviar ordens e exigir prestação de contas de dentro do presídio de segurança máxima.

Em nota, a SAP informou que as denúncias citadas pela reportagem são apuradas pela Secretaria. Confirmada qualquer irregularidade, as medidas cabíveis serão adotadas.

O Brasil Urgente usou a tecnologia da Inteligência Artificial para recriar as cartas trocadas entre traficante e um presidiário que estava cumprindo pena em Presidente Venceslau.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Tarde Sertaneja 106FM com Dudu
Zé Neto & Cristiano - Pulando O Muro
Carregando... - Carregando...