A primeira parcela do décimo terceiro salário (13º) será paga aos trabalhadores com carteira assinada no fim desta semana. O prazo final legal para o depósito é 30 de novembro. Como a data cai em um domingo neste ano, o valor deve ser depositado até sexta-feira, dia 28.
A quantia total do 13º salário deve injetar R$ 370 bilhões na economia brasileira de acordo com os cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A movimentação financeira é um dos assuntos mais pesquisados na Sala Digital do Google nos últimos dias, com termos como "Como calcular?", "Quando cai o décimo terceiro?" e "Estagiário tem direito a décimo terceiro?" em alta. O período de pagamento, nas semanas 47 e 48, concentra o maior interesse dos brasileiros pelo tema.
Entenda o cálculo e o cronograma de pagamento
O 13º salário é pago em duas parcelas, sendo a primeira a de maior valor. A segunda parcela, cujo valor é menor devido ao desconto de impostos, deve ser depositada até o dia 20 de dezembro.
Michael Sousa, contador, explica que o cálculo do 13º é feito com base na média salarial dos meses trabalhados no período. Cerca de 60 milhões de trabalhadores recebem o benefício neste fim de ano.
Trabalhadores CLT: O prazo de pagamento da primeira parcela é até 28 de novembro, já os aposentados e pensionistas, o pagamento segue um cronograma diferente, que é determinado pelo número final do benefício.
Dicas de economia e cautela
Diante da injeção de R$ 370 bilhões na economia, a economista Olívia Resende orienta os trabalhadores a usarem o benefício com cautela e estratégia.
Para aproveitar bem o dinheiro extra, a economista recomenda:
- Anotar as prioridades.
- Quitar dívidas.
- Reservar uma parte para os gastos de fim de ano.
Apesar dos planos de guardar na poupança ou comprar presentes, o assunto principal da semana é o pagamento da primeira parcela do 13º.