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Corredor de Ônibus Norte-Sul está na última etapa de implantação
Fotos: Prefeitura/CCS

Com um projeto diferenciado, o Corredor de Ônibus Norte-Sul irá de um extremo ao outro de Ribeirão Preto, com cerca de 20 quilômetros de extensão. Seguindo o modelo das grandes avenidas das capitais, a obra terá paradas de ônibus localizadas nos canteiros centrais, a cada 500 metros, além de faixa de rolamento exclusiva para os ônibus. Dividido em quatro trechos, o corredor de ônibus terá o investimento aproximado de R$ 88,3 milhões.

A principal intervenção está sendo realizada na praça da Bíblia Monumentos, na rotatória das avenidas Meira Junior, Treze de Maio e Capitão Salomão. Pertencente aos trechos 2 e 3, que conta com 86% das intervenções concluídas, as obras se concentram na instalação de duas passarelas para interligar as paradas que estão sendo construídas na rotatória, facilitando o trânsito dos pedestres no local.

Em toda a extensão do corredor de ônibus serão realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade, e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito.

As esquinas contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.

Etapas concluídas

No final de abril, foi entregue a primeira etapa do Corredor de Ônibus Norte-Sul (trechos 2 e 3), que fica na avenida Independência, entre a rua João Penteado o bairro Jardim João Rossi. A rotatória das avenidas Independência e Prof. João Fiúsa foi totalmente remodelada, solucionando antigo problema de trânsito no local.

Já todo o trecho 1, das avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife, foi entregue no mês de maio, além da implantação de 1,5 quilômetro de ciclovia na avenida Magid Simão Trad, no bairro Adelino Simioni.

A ilha central da avenida Thomaz Alberto Whately foi reduzida para a implantação de galeria de água pluvial e bocas de lobo, que não existiam no local. Iluminação, calçadas com rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, guias e sarjetas, são outras melhorias feitas no local para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade.

Licitação do Trecho 4

A prefeitura de Ribeirão Preto abriu licitação para contração de empresa especializada para implantação do Corredor de Ônibus Norte-Sul - Trecho 4. O investimento inicial previsto é de R$ 20.705.938,78, com prazo de execução de 12 meses, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.

Programa Ribeirão Mobilidade

A Prefeitura conta com mais de 30 projetos de intervenção viária planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto, além de diversas frentes de recapeamento asfáltico. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.

Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.

Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.

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